Notícias Saúde

Você tem sensibilidade dentária?

publicado em 28/09/2021

Sensibilidade é aquela dor muito rápida, semelhante a um choque, que sentimos quando os dentes entram em contato com algum objeto, bebida ou alimento quente, gelado, doce ou ácido.

O problema surge quando o esmalte do dente é desgastado e as terminações nervosas da dentina ficam expostas. Com o envelhecimento há um desgaste natural e fisiológico dos dentes, e consequentemente a exposição dentinária, portanto a sensibilidade é uma condição esperada para adultos e idosos.

 

Mas como posso tratar minha sensibilidade?

O tratamento efetivo da sensibilidade seria a reposição do tecido mineral perdido, porém isto não é possível. Para conviver em harmonia com a sensibilidade, recomenda-se o uso de cremes dentais ou bochecho com dessensibilizantes. Evitar consumir alimentos ácidos e visitar regularmente o dentista para aplicação do flúor e dessensibilizante também é muito eficiente e faz toda a diferença.

 

Fatores que exacerbam o desgaste dos dentes:

Embora o desgaste do esmalte seja funcional, algumas situações podem acelerar este processo, passando de uma condição natural para patológica.

Entre os principais fatores estão: Ação de ácidos que podem ser provenientes da alimentação ou de ácidos corpóreos como refluxo e vômitos decorrente de bulimia. Escovação errada e com muita força, bruxismo, apertamento dental decorrente de estresse e o hábito de morder objetos são considerados fatores aceleradores dos desgastes e da sensibilidade. Os desgastes quando muito acentuados prejudicam, inclusive, a estética dos dentes.

 

Ao perceber os primeiros sinais da sensibilidade é aconselhado procurar atendimento odontológico para certificar-se de que se trata realmente de uma sensibilidade. Em alguns casos, os sintomas da sensibilidade podem ser semelhantes aos sintomas de uma cárie pequena ou o início de uma alteração pulpar.

Compartilhe


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -