atualizado em 18/09/2025
O setor da construção civil, historicamente marcado pela baixa participação de mulheres, está ganhando um reforço importante para mudar esse cenário: o projeto "Elas Constroem". A iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), conta no Paraná com o apoio do SeconciPR (Serviço Social do SindusconPR) para promover turmas exclusivas de qualificação profissional voltadas a mulheres, com o objetivo de ampliar oportunidades de emprego e fortalecer a autonomia financeira.
O programa já conta com 15 lideranças femininas em 12 localidades, articulando empresas, entidades e órgãos públicos para garantir qualificação e inserção no mercado. "Foram dois anos para chegar até aqui. Primeiro, identificamos as funções operacionais mais demandadas, depois atraímos mulheres interessadas e, agora, acompanhamos a formação até o emprego. É um trabalho que combina capacitação com inclusão, porque envolve olhar para as necessidades dessas mulheres, como ter filhos e não dispor de rede de apoio", afirmou Ana Cláudia Gomes, vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC.
No Paraná, a primeira ação será o curso "Pedreiro de Acabamento e Execução de Revestimento de Argamassa", ministrado no Senai-PR. A partir de 23 de setembro, mais de 20 mulheres, indicadas pela Secretaria da Mulher, terão a oportunidade de participar da capacitação, que contribuirá para sua inserção no mercado de trabalho.
Bianca Palazzo, vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusconPR, ressalta o compromisso do setor com a ampliação das oportunidades femininas."O projeto ‘Elas Constroem’ representa um passo importante para fortalecer a presença feminina na construção civil. Nosso objetivo é oferecer qualificação e abrir caminhos para que mais mulheres conquistem seu espaço em um setor que está em constante evolução e precisa de diversidade para crescer", afirma.
Apesar do incentivo da CBIC, cada estado conduzirá o projeto de acordo com as particularidades locais. No Paraná, a superintendente do SeconciPR, Maricleia Mann, destaca que a entidade está preparando ações para dar suporte às participantes."Além da qualificação, teremos acompanhamento psicológico para prepará-las para o ambiente do canteiro de obras. Queremos que saiam daqui empregadas e com carteira assinada", reforça.
Estreia do projeto no Paraná:
- Data: 22 de setembro de 2025
- Horário: 13h30 às 17h30
- Local: SeconciPR - Rua João Viana Seiler, 116 - Curitiba
Programação:
- Abertura oficial e apresentação do projeto
- Coffee break
- Direcionamento das participantes ao Senai
- Início do curso "Pedreiro de Acabamento e Execução de Revestimento de Argamassa"