Notícias Coronaví­rus

Governo normatiza meios de higiene e prevenção à Covid-19 através da Portaria Conjunta Nº 20

publicado em 22/06/2020

Foi publicado no dia 19/06/2020 pelo Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho a PORTARIA CONJUNTA Nº 20, de 18 DE junho de 2020, que estabelece as medidas necessárias a serem observadas pelas organizações visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 em ambientes de trabalho, de forma a preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, os empregos e a atividade econômica.

Esta portaria torna obrigatória suas medidas após 15 dias da sua publicação, dentre elas:

  • Toda empresa deve estabelecer procedimentos para a identificação de casos suspeitos entre os seus trabalhadores, incluindo:

            a) Canais para comunicação com os trabalhadores sobre o aparecimento de sinais ou sintomas compatíveis com a COVID-19;

            b) Realizar enquetes com os trabalhadores, por meio físico ou eletrônico, contato telefônico ou canais de atendimento eletrônico;

            c) Implementar formas de triagem na entrada do estabelecimento em todos os turnos, utilizando a medição de temperatura corporal por infravermelho ou equivalente, antes que os trabalhadores iniciem suas atividades, inclusive os trabalhadores terceirizados.

  • As máscaras cirúrgicas e de tecido não são consideradas EPI’s conforme a Norma Regulamentadora nº 6 - Equipamentos de Proteção Individual e não substituem os EPI para proteção respiratória, quando indicado seu uso.
  • É obrigatório o fornecimento de máscaras cirúrgicas ou de tecido a todos os trabalhadores e seu uso deve ser exigido nas atividades realizadas nos ambientes compartilhados ou naqueles em que haja contato com outros trabalhadores ou público.
  • As máscaras cirúrgicas ou de tecido devem ser substituídas, no mínimo, a cada três horas de uso ou quando estiverem sujas ou úmidas.

CONFIRA NA ÍNTEGRA


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -