Projetos Sociais

Eficiência Energética - Sede Social e Administrativa tornam-se autossuficiente em energia elétrica

SEDE SOCIAL (CORPORATE)

Inovação, tecnologia, eficiência energética e captação e reuso de água de chuva foram as diretrizes do projeto de reforma da sede social do Sinduscon-PR, Sinduscon Corporate, que registrou um grande marco na história da entidade.

Para realizar tal feito, um longo caminho foi percorrido. Com início nos anos 2000, na gestão do então presidente Ramon Andres Doria, o projeto foi concluído em 2019, durante a gestão presidida por Sérgio Crema. O projeto de Eficiência Energética do Sinduscon Corporate foi realizado em parceria com a Petinelli Engenharia, uma das principais consultorias de projetos de engenharia para a certificação de construções verdes no Brasil, membro do Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

"Não se trata, porém, apenas de redução de custos, mas sim na mensagem que nós, enquanto entidade, gostaríamos de passar para milhares de empresários: precisamos investir cada vez mais em construções inteligentes e sustentáveis", frisou Crema.

O edifício possui 8.300 m² de área construída e fará parte de um grupo seletíssimo no mundo, considerado Net Zero Energy. Serão instalados 98 kW de painéis fotovoltaicos, que irão converter a radiação solar em energia elétrica e permitir a redução de consumo de iluminação de 64.6 MWh/ano (-66%), a diminuição do consumo de ar condicionado em 46.8 MWh/ano (-68%), viabilizando assim um total de redução de consumo de energia de 47%.

Certificação LEED

Com todos estes diferenciais, o Sinduscon Corporate estará habilitado para receber a Certificação LEED, principal selo da construção sustentável do mundo, na categoria máxima (Platinum). Este selo é o reconhecimento de que o prédio foi construído com medidas socioambientais, ou seja, conseguiu unir o bem-estar de seus funcionários, ações para a comunidade em que está inserido e principalmente a redução ou eliminação dos impactos junto ao meio ambiente.

SEDE ADMINISTRATIVA

O projeto realizado na sede administrativa foi viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Companhia Paranaense de Energia (Copel), executado anualmente disponibilizando recursos financeiros para iniciativas de promoção da eficiência energética. Durante o chamamento público, 30 empresas foram selecionadas, sendo que o do Sinduscon/Seconci ficou em segundo lugar.

Com a implantação de um sistema de geração local de energia renovável de 90,1 KW de potência instalada, o objetivo é gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 62 mil. Em 12 meses corridos de operação, espera-se que a conta entre energia produzida e consumida pela edificação não passe de zero. A edificação será altamente eficiente do ponto de vista energético, com geração de energia on site ou off site.

O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, destaca que a Copel é uma empresa com grande capilaridade e é a maior do estado, tendo como missão realizar investimentos no desenvolvimento do Paraná e apoiar iniciativas e bons projetos construtivos que estimulem novas formas de geração de energia, oferecendo garantias e aportes financeiros para este fim.

Image title

Image title

Image title

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Saiba mais

Compartilhe

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -