atualizado em 20/06/2025
O número de afastamentos por problemas de saúde mental está crescendo em todo o Brasil. Só nos primeiros meses de 2025, os casos de licenças por ansiedade e depressão bateram recordes, segundo levantamento publicado pelo G1. É o maior índice dos últimos 10 anos.
O Paraná entre os estados com mais afastamentos
Esse crescimento também se reflete no Paraná, que aparece como o 6º estado com maior número de afastamentos por transtornos mentais. O dado acende um alerta para a importância de fortalecer ações que promovam o bem-estar emocional nos ambientes de trabalho — valorizando tanto a saúde dos trabalhadores quanto a produtividade e o clima organizacional das empresas.
De acordo com a ONU no Brasil, o número de afastamentos por transtornos mentais aumentou 134% em pouco mais de uma década. Mesmo assim, menos da metade dos municípios brasileiros têm programas de apoio ou atendimento específico para a saúde mental.
Além disso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já reconhece que quem passa por um transtorno mental pode ter direito à estabilidade no emprego por até 12 meses após a alta médica. Isso mostra que o problema é sério — e precisa ser encarado com atenção e respeito.
Como o SeconciPR pode ajudar
Aqui no SeconciPR, já estamos preparados para acolher e apoiar os trabalhadores nesse momento. Contamos com uma equipe qualificada e comprometida com o bem-estar emocional da categoria.
- Atendimento psicológico individualizado: Temos uma equipe de psicólogos que oferece escuta acolhedora, orientações e acompanhamento para quem precisa de ajuda com ansiedade, depressão, estresse ou outras dificuldades emocionais.
- Acompanhamento social: Nossa assistente social está disponível para orientar os trabalhadores sobre seus direitos, fazer encaminhamentos e ajudar em situações mais complexas, que envolvem questões familiares, financeiras ou sociais.
- Psiquiatria em breve: Sabemos que, em alguns casos, o acompanhamento médico especializado é essencial. Por isso, estamos trabalhando para incluir o atendimento psiquiátrico em nosso escopo, ampliando ainda mais o cuidado com a saúde mental dos trabalhadores.
- Grupo de apoio:Alcoólicos Anônimos (AA) Todas as segundas-feiras, sediamos um grupo de AA que oferece um espaço seguro e sigiloso para troca de experiências e apoio mútuo entre trabalhadores que desejam enfrentar a dependência do álcool. Esse tipo de iniciativa também é parte do cuidado com a saúde emocional.
Leia mais sobre essas reuniões clicando aqui.
Se cuidar também é parte do trabalho
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo. Falar sobre o que sentimos, pedir ajuda quando necessário e buscar apoio são atitudes de coragem — e que fazem toda a diferença na vida pessoal e profissional.
Se você ou alguém da sua equipe está passando por um momento difícil, não hesite em procurar o SeconciPR. Estamos aqui para ajudar.