atualizado em 05/04/2021
A campanha denominada "Movimento Abril Verde" é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná e visa a conscientização e a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O mês de abril foi escolhido para a realização desse movimento por conter duas datas importantes para o tema: o dia 7 de abril representa o Dia Mundial da Saúde; o dia 28 de Abril representa o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Neste contexto, o objetivo da campanha é destacar a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, uma vez que, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho, um acidente de trabalho é registrado a cada 48 segundos no Brasil.
HISTORIA
Em diversos países, o mês de abril é um período de atenção especial aos trabalhadores que, rotineiramente, sofrem acidentes durante suas atividades laborais. Por tal razão, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
No Brasil, a iniciativa foi lançada pelo Congresso Nacional em 25 de maio de 2005, pela Lei nº 11.121 que institui o Dia 28 de Abril como data simbólica em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
REGISTROS
Segundo os dados do Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho (AET 2017), o Brasil vem conseguindo reduzir, nos últimos anos, o número de mortes (de 2.288 em 2016 para 2.096 em 2017) e acidentes registrados (de 585.626 em 2016 para 549.405 em 2017) no ambiente de trabalho. Os dados ainda são preocupantes, considerando que o país ocupa o quarto lugar no ranking mundial. No Brasil, a cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38min, um trabalhador perde a vida, conforme os dados da Procuradoria Geral do Trabalho em Brasília.
AÇÕES DE PREVENÇÃO
Ainda existem grandes desafios para os profissionais de prevenção. Entre eles, gerir todas as categorias de risco nas empresas e promover o cumprimento das normas de segurança e saúde ocupacional, promovendo um ambiente adequado e seguro para os colaboradores, para que possam desempenhar as suas atividades de forma mais produtiva.
Essas atividades devem levar à conscientização de todos, empresários, colaboradores e até mesmo da sociedade, a fim de alcançar resultados expressivos, conduzindo a empresa para um ambiente livre de acidentes de trabalho, bem como trazendo melhoria produtiva e qualidade de vida para os colaboradores.
Por fim, parafraseando Eurípedes: Projetos Conjuntos têm mais chance de sucesso quando se beneficiam ambos os lados.