atualizado em 13/11/2020
Em tempos de pandemia, a discussão sobre a saúde dos trabalhadores se torna ainda mais latente nas indústrias. É justamente por isso que a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) deve ser mantida neste período, mesmo que haja necessidade de passar por algumas adaptações. Para auxiliar as indústrias com soluções que possibilitem a continuidade das ações voltadas à segurança e saúde dos trabalhadores, o Sesi no Paraná oferece uma opção inovadora, a SIPAT Online.
“Com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e fornecer orientações quanto a segurança e saúde no trabalho, o Sesi disponibiliza a SIPAT para as indústrias. Agora, na pandemia, vamos ofertar as atividades na modalidade online para que as empresas não deixem de disponibilizar a seus colaboradores essa importante semana de conscientização. Desta forma, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) de cada empresa pode procurar o Sesi para oferecer uma SIPAT customizada de acordo com suas necessidades”, explica Rosângela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep.
Disponível para indústrias de todos os portes, a SIPAT Online permite que cada empresa escolha os assuntos que sejam mais interessantes e pertinentes para seu público. A programação ainda oferece diferentes formas de interação, proporcionando aprendizado de qualidade dentro dos temas de saúde, segurança, inovação e comportamento, com mais de 25 possibilidades de palestras online, gravadas e ao vivo, com duração de 20 a 60 minutos, dependendo da opção escolhida.
De acordo com Rosângela, o novo serviço é mais acessível, versátil e econômico para as indústrias. “O formato online reduz os custos com logística, possibilita que os trabalhadores participem da SIPAT de qualquer lugar, aumentando a abrangência, trazendo segurança e adequando os custos para a empresa”, avalia.
LEGISLAÇÃO
A realização da SIPAT é obrigatória para empresas de todos os portes, em todo o território nacional, por meio da Norma Regulamentadora 05, prevista na Portaria 3.214/78. “Com a SIPAT Online, criada com ferramentas que são acessíveis a qualquer público, com aulas gravadas ou palestras ao vivo, as indústrias conseguem cumprir a legislação, atendendo um grande número de pessoas com uma ação só e aproveitando o que a tecnologia disponibilizada pela pandemia nos trouxe também”, completa Rosângela. Mais informações estão disponíveis no site do programa.
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.
Fonte: Sistema FIEP