Notícias Notícias

Seconci-PR terá Grupo de Apoio Antitabagismo para trabalhadores da construção

atualizado em 24/01/2020

Preocupado com a saúde dos trabalhadores da construção civil, o Seconci-PR iniciará em março um Grupo de Apoio contra o Tabagismo, que através de encontros semanais, irá incentivar os usuários a largarem o vício do cigarro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, esse vício chega a matar mais de 400 pessoas por dia.

O tabagismo se tornou um problema de saúde pública. Trata-se de um vício, uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, e é considerado fator de risco para cerca de 50 doenças. Uma das principais causas de morte evitável, o cigarro é capaz de matar sete milhões de pessoas por ano no mundo e mais de 156 mil no Brasil, segundo dados da OMS.

Pela gravidade do assunto, o Seconci-PR constituiu este grupo, destinado aos trabalhadores da indústria da construção que têm interesse em parar de fumar. Uma equipe especializada da entidade irá promover reuniões semanais, com início no dia 11 de março.

Como vai funcionar?

As reuniões serão realizadas toda quarta-feira, das 19 às 20 horas, na sede administrativa do Seconci-PR, localizada na Rua João Viana Seiler, 116, no bairro Parolin. Cada grupo terá um total de 04 encontros.

"O principal objetivo é a mudança de comportamento para que seja possível cessar o vício", afirma Ana Carolina Soares, assistente social do Seconci-PR.

O grupo possui as mesmas metodologias dos grupos do SUS, com exceção do fornecimento de medicamentos gratuitos.

"Embora o método não dê ênfase ao uso de medicações como solução para largar o vício e sim, a mudança cognitiva, contaremos com um apoio médico para incluir a medicação no processo, dependendo da avaliação de cada caso, explica nossa coordenadora de enfermagem, Tainá Marinho.

Pontos de atuação

1 - Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde;

2 - Os primeiros dias sem fumar;

3 - Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar;

4 - Benefícios obtidos após parar de fumar;

Medicação

Embora o nosso grupo não oferte a medicação de forma gratuita, isso não impede que o participante o compre por conta, sendo estes prescritos por nossos médicos, caso necessário e de acordo com a avaliação individual. O SUS só oferta a medicação para quem participa dos grupos de apoio dos próprios postos de saúde, contudo esses grupos ocorrem em horário comercial impossibilitando a participação de muita gente.

Interessados em participar devem fazer inscrição pelo telefone (41) 3051-4370 ou (41) 3051-4346.

Image title

Compartilhe


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -