Notícias Seconci-PR

Seconci-PR Orienta: Mês de prevenção ao suicídio

atualizado em 01/09/2020

Em 1994, nos EUA, o jovem e habilidoso Mike Emme, de 17 anos, restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. O que os pais e amigos não perceberam era que Mike tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar que ele cometesse um suicídio.

No dia do velório, em homenagem a ele, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro de cada cartão tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda". Os cartões realmente chegaram às mãos de pessoas que precisavam de apoio e a iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, o setembro amarelo!

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, o Seconci Paraná apoia a campanha Setembro Amarelo. Participe conosco, divulgue a campanha entre seus trabalhadores e amigos e nos ajude a salvar vidas!

Você sabia que praticamente todas as pessoas que cometeram suicídio apresentavam pelo menos um transtorno psiquiátrico?

Pessoas com depressão, transtorno bipolar, transtornos relacionados ao uso de drogas lícitas ou ilícitas, esquizofrenia e transtorno de personalidade fazem parte do grupo de risco. O reconhecimento desses fatores é fundamental e pode ajudar.

O Sesi-PR oferece um canal seguro e sigiloso para o atendimento de trabalhadores da indústria que precisam de apoio emocional durante o período de quarentena. O atendimento é gratuito, para que todos sintam-se acolhidos por especialistas nesse momento tão delicado! Saiba mais: https://bit.ly/32r8mqF

Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda!

Image title

Onde buscar ajuda gratuita?

Canal de atendimento Sesi-PR via WhatsApp: https://bit.ly/32r8mqF

Centro de Valorização da Vida - CVV: 188 (ligação gratuita)

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS

Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde)

www.cvv.org.br 


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -