Notícias Seconci-PR

Seconci-PR alerta sobre a realização de exames médicos periódicos

atualizado em 02/08/2019

Image title

O Seconci-PR orienta as empresas associadas sobre a importância de todos os trabalhadores realizarem periodicamente exames médicos, em todo o curso do vínculo empregatício.

Para garantir a saúde do trabalhador, é habitual que os exames sejam realizados anualmente para menores de dezoito anos e maiores de quarenta e cinco. Caso o local de trabalho possua químicos na realização das atividades, isso gera exames complementares, que devem ser feitos semestralmente.

Marcelo de Oliveira, médico do trabalho e coordenador da área de saúde do Seconci-PR, alerta as empresas sobre comunicados enviados pela entidade. "As empresas associadas recebem através do mailing eletrônico o prazo de vencimento dos exames que cada trabalhador deve realizar. Isso é muito importante, tanto para o funcionário, como para o empregador", diz o médico.

Os exames são essenciais para a redução de acidentes de trabalho, melhora no desempenho das atividades, redução das faltas por motivos de doenças, além de aumento na qualidade de vida do trabalhador.

Para cada exame realizado, o médico deverá emitir duas vias do Atestado de Saúde Ocupacional, ASO. "As vias são entregues para a empresa, onde umas delas deve ficar arquivada no devido setor e, a outra, entregue para o funcionário que realizou o exame", alerta Marcelo.

A saúde do funcionário é algo que merece atenção. Com a chegada do eSocial isso torna-se ainda mais essencial, tendo em vista que todas as informações do trabalhador devem ser enviadas dentro dos prazos adequados.

Para agendamento de consultas, as empresas devem ligar para (41) 3051-4300 ou enviar e-mail para agendamento@sindusconpr.com.br.


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -