Notícias Saúde

Seconci PR alerta importância do cuidado e da prevenção com a obesidade

atualizado em 15/03/2021

Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade (dia 4/março), o Ministério da Saúde instituiu a Semana da Obesidade. O objetivo é chamar atenção para o tema, discutir sobre a complexidade dos fatores causadores, incentivar o foco do tratamento na saúde e no bem-estar dos indivíduos e apresentar ações do governo federal para conter o avanço dessa condição.

A obesidade é um problema preocupante em saúde pública, e as medidas para reversão do cenário requerem um esforço de vários setores, porque a condição de obesidade é bastante complexa e tem múltiplas causas.

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Muitos fatores estão identificados como causas da obesidade, sejam eles genéticos, individuais/comportamentais e ambientais, e o principal elemento para o aumento da prevalência da obesidade nas populações é o cenário que dificulta a adoção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física.

O grande desafio é reconhecer o problema e atuar de forma a apoiar os indivíduos a fazer escolhas mais saudáveis, o que significa apoiá-lo em suas decisões e autonomia. Além disso, o Ministério da Saúde tem investido em políticas e programas visando intensificar as ações de promoção da saúde e de prevenção e controle da obesidade. É necessário que essa condição passe a ser considerada não apenas como uma doença importante, mas também como um grave fator de risco para outras doenças, o que merece atenção por parte dos gestores, profissionais de saúde e da população.

Fonte: Ministério da Saúde

Dr. Marcelo de Oliveira

Médico Coordenador da Área de Saúde do Seconci Paraná

Compartilhe


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -