Notícias Coronaví­rus

Quais são as orientações quanto à aplicação de testes para Covid-19 na construção civil?

atualizado em 16/06/2020

No início de junho, o Sinduscon Paraná realizou um webinar para esclarecer as principais dúvidas sobre a COVID-19, sintomas, transmissão, tipos de testes e o avanço da doença.

O debate teve a participação do médico infectologista, também professor da PUC-PR, Dr. Jaime Luís Lopes Rocha, que explicou de forma bem didática conceitos, contaminação do Coronavírus, e até o avanço da pandemia. O bate-papo contou ainda com o Médico do Trabalho do Seconci Paraná, Dr. Marcelo de Oliveira, e com o vice-presidente de Política e Relações do Trabalho do Sinduscon-PR, Rodrigo Fernandes.

O médico especialista alertou primeiramente sobre os sintomas e riscos de transmissão da doença em caso de resultado positivo para COVID-19.

“Cerca de 80% das pessoas vão manifestar sintomas leves para a doença, o que pode ser uma dor de garganta e o nariz escorrendo, talvez um pouco de mal estar. Já nesses casos o recomendável é não ir ao trabalho. Hoje, qualquer pessoa que tenha o mínimo de sintoma deve ser afastado e testado”, afirma o Dr. Jaime.

Ele explica a importância do uso de máscaras por todos. De acordo com o infectologista, em muitos casos o vírus entra no organismo da pessoa, vai embora e ela não desenvolve sintoma. O cuidado no uso da máscara está justamente em não transmitir para o outro a doença. “Quem estiver infectado pode soltar vírus na tosse, na fala, e pode transmitir para outra pessoa, que pode ficar doente. É por este motivo que todos estamos usando máscaras, porque se eu tiver o vírus e não sei, eu estou protegendo você, e você está me protegendo”, completa.

O coordenador da área médica do Seconci-PR, Dr. Marcelo de Oliveira, ressalta ainda casos em que a máscara precisa ser retirada, mas que o cuidado deve ser ainda maior. “Em áreas comunitárias é fundamental o uso de máscaras. É preciso lembrar que a todo momento o cuidado é essencial, até no momento do cafezinho. O distanciamento e o não compartilhamento de objetos são cuidados imprescindíveis”, Dr. Marcelo.

O vírus já tem tratamento ou alguma vacina que funcione? Essa é uma das dúvidas recorrente atualmente. Dr. Jaime enfatiza que ainda não há remédio comprovado que funcione para combater a COVID-19. “O tratamento ainda é sintomático, para febre, dor, hidratação e observação para os sinais de gravidade: falta de ar, dificuldade respiratória”, frisa.

A doença é nova e os especialistas estão em busca de entender melhor como ela age. O que intriga os profissionais da área é que a COVID-19 é uma doença que vai de zero a cem, de nenhum sintoma até casos graves com morte.

Confira como foi este bate papo esclarecer sobre o Coronavírus: https://bit.ly/3fCltdD


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -