Notícias Notícias do Setor

Programe-se: vem aí a Campanha de Vacinação contra a Gripe SESI 2020

atualizado em 27/12/2019

Sesi Paraná inicia, no dia 3 de fevereiro, a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2020. A ação, voltada para indústrias de todo o estado, tem como objetivo a promoção da saúde do trabalhador da indústria e seus familiares, de modo a reduzir o número de afastamentos nos postos de trabalho por conta da doença.

Image title

Por que a vacina deve ser tomada todos os anos?

Anualmente, as vacinas sazonais são modificadas para proteção contra as cepas virais (mutações) da gripe em circulação, ou seja, a composição da vacina varia conforme os vírus que circularam no ano anterior.

A imunidade contra a gripe dura até um ano após tomar a vacina. Isso significa que quem tomou a vacina em 2019, deverá tomar novamente em 2020.

Quem pode ser vacinado?

A Campanha de Vacinação 2020 é destinada aos trabalhadores da indústria, sendo extensiva para seus dependentes legais, considerando crianças a partir de 9 anos de idade. No dia da vacinação, o trabalhador e o dependente devem apresentar um documento de identificação. 

A vacina é contraindicada para pessoas que já apresentaram alguma reação alérgica a componentes contra o vírus influenza ou apresentem febre no dia. Trabalhadoras grávidas também não devem receber a vacina sem prévia orientação médica.

Como é a vacina oferecida pelo Sesi?

Seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Sesi vai oferecer vacina influenza trivalente e quadrivalente, contendo os tipos de cepas de vírus em combinação. Estes estarão dentro das especificações orientadas obrigatoriamente pela ANVISA. Desde 2010, o Sesi no Paraná promove a Campanha de Vacinação contra a gripe para trabalhadores das indústrias paranaenses.

As equipes farão a vacinação dentro das empresas no período de abril a junho de 2020, garantindo a imunização durante os meses mais frios do ano, quando aumentam os casos de gripe.

Quais as vantagens para as indústrias?

  • Ação preventiva: A gripe é considerada uma das principais causas de afastamento no trabalho. A imunização contra a gripe é importante para preservar a saúde do trabalhador e evitar o absenteísmo dentro das empresas.
  • Mais produtividade: As indústrias e empresas que aderem à campanha de vacinação promovem um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
  • Atendimento in company: O Sesi vai até as empresas realizar a vacinação em datas previamente agendadas.
  • Valores diferenciados: Os preços oferecidos pelo Sesi são bastante competitivos. O valor das vacinas é por dose e pode variar conforme a categoria que a indústria ou empresa pertence.

Tabela de Preços e DescontoImage title

Atenção: para fins de cobrança no ano de 2020, será considerado o número de doses solicitadas no momento da adesão, conforme consta no termo de adesão, o qual tem validade jurídica.

Como fazer a adesão à Campanha de Vacinação?

Indústrias interessadas em participar da Campanha de Vacinação contra a Gripe do Sesi no Paraná poderão efetuar a adesão pelo Portal da Vacina, de 3 de fevereiro a 6 de março de 2020, ou enquanto houver disponibilidade de doses da vacina.

Mitos e verdades sobre a gripe

- Uma das formas de prevenção contra a influenza é a vacinação?

Verdade. A vacinação é uma das melhores formas de prevenção contra a Influenza. E você pode levar esse cuidado para seus funcionários, garantindo mais disposição e menos faltas com a Campanha de Vacinação do Sesi.

- Os efeitos colaterais da vacina são muito fortes?

Mito. As reações costumam ser leves e desaparecem em até 48h. Ou seja: não tem motivo para não levar a campanha de vacinação do Sesi para sua empresa.

- A vacina pode causar gripe?

Mito. A vacina usa vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença. É importante destacar que a vacina é segura e tem a função de prevenir.

- Pessoas resfriadas podem tomar a vacina contra a gripe.

Verdade. Se o resfriado for leve, não tem problema. Mas se houver febre aguda, é melhor esperar o quadro melhorar.

- Gripe é a mesma coisa que resfriado.

Mito. Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum. A gripe provoca febre e compromete o estado geral do indivíduo. O resfriado é provocado por outros vírus que causam menor impacto na saúde.

- Mulheres grávidas e que amamentam devem tomar a vacina.

Verdade. Exceto as gestantes que ainda não completaram 3 meses de gravidez, salvo sob indicação médica.

- A vacina ofertada pelo Sesi protege somente do vírus H1N1.

Mito. A vacina da H1N1 também protege contra outros vírus da gripe.

Para mais informações: adesaovacina@sesipr.org.br

Saiba mais sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2020 do Sesi Paraná.

Image title


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -