Notícias Seconci-PR

O que é inclusão social

atualizado em 17/11/2021

A inclusão social é um tema que tem sido muito discutido nos últimos anos por toda nossa sociedade. No ano de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, passou a estabelecer a proteção universal dos direitos humanos, garantindo a liberdade e a igualdade e, dessa forma, tornando a inclusão um tema que tem ganhado cada vez mais espaço e relevância por todo o mundo.

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra inclusão é definida como:

Ato ou efeito de incluir (-se); introdução de uma coisa em outra, de um indivíduo em um grupo etc.; inserção.

Muito se fala em inclusão social dentro dos mais diversos espaços, seja na área educacional, no ambiente corporativo, áreas de lazer, e tantos outros locais. Mas na prática, como realmente essa inclusão acontece?

A inclusão social é essencial para garantir para que os direitos humanos sejam assegurados e protegidos. Não é apenas o ato de incluir, assim como define o dicionário, e sim também acolher, demonstrar e agir com empatia, respeitar as diferenças sem fazer distinção, independente de idade, raça, orientação sexual, religião, gênero, poder aquisitivo ou qualquer tipo de deficiência. Inclusão é oferecer a todas as pessoas as mesmas oportunidades de acesso a serviços, garantir os mesmos direitos, integrando-as a sociedade, possibilitando que todos vivam com igualdade e liberdade, assim como a Constituição Federal de 1988 nos assegura.

Compartilhe


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -