publicado em 22/03/2022
O laboratório de prótese 100% digital, na sede do Seconci-PR, viabilizado a partir da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, irá possibilitar tratamentos mais precisos, com mais qualidade e agilidade.
As etapas do tratamento, sendo a primeira o escaneamento, a segunda o software de processamento e a etapa final que é a materialização da peça, torna o procedimento mais dinâmico e eficaz, além de viabilizar que um número maior de trabalhadores seja atendido.
Os processos do fluxo digital
O escaneamento é a primeira etapa do fluxo digital, que substitui a moldagem e modelos tradicionais em gesso. O resultado é uma imagem rápida e precisa que será utilizada em um software para a projetos das próteses dentárias, além do ganho de tempo pois todo o processo acontece em tempo real.
A segunda etapa do fluxo digital é o software de processamento, o modelo captado pela câmera do escaneamento é enviado para um software onde serão desenhadas as peças protéticas, as peças serão projetadas com forma, tonalidade e características que combinem com a necessidade do paciente.
Após a realização do projeto no software, a etapa final do fluxo digital é a materialização da peça que pode acontecer de duas maneiras: por impressão ou fresagem. Uma impressora 3D é usada para confecção de modelos e protótipos para a prova. A peça final, que será instalada e entregue ao trabalhador será esculpida na fresadora, para isto são usados blocos de resina odontológica de excelente qualidade, tornando a peça segura e superior utilizando tecnologia de última geração.