Uma das preocupações do Sinduscon e do Seconci Paraná é garantir que todos os trabalhadores tenham acesso aos serviços oferecidos pela entidade. Neste sentido, as entidades, que representam milhares de empresários, precisam dar o exemplo e investir em acessibilidade.
Durante a gestão de Sérgio Crema, em 2019, a sede administrativa foi reestruturada para adequar alguns espaços com olhar nas questões de acessibilidade. A pedido do então presidente, foi desenvolvido um Laudo Técnico de Análise, Diagnóstico e Proposta de Adaptação de Acessibilidade, dentro dos critérios e parâmetros técnicos preconizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, na ABNT NBR 9050, que posteriormente foi analisado e aprovado com os devidos ajustes pelo próprio departamento técnico da entidade.
Foi implantada uma plataforma para PNE (Portadores de Necessidades Especiais) e rampas que possibilitam a circulação de cadeirantes ou pessoas quem tem mobilidade reduzida, além de efetuada a adaptação dos banheiros.
Foram instaladas placas em braile, um mapa tátil na entrada e sinalização podotátil que conecta os ambientes externos e internos da sede, para que permita a circulação de forma segura de deficientes visuais.
Investir em acessibilidade é uma necessidade em qualquer empreendimento residencial, comercial ou industrial, de maneira que cada um possa dar a sua contribuição para um mundo mais democrático, onde todas as pessoas podem ir e vir para onde quiserem.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Saiba mais