Notícias Seconci-PR

Equipe do Seconci-PR relata principais temas abordados no ENSE 2020

publicado em 11/11/2020

Diferente dos anos anteriores, o Encontro Nacional de Seconcis (ENSE) aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de outubro, com a presença virtual de representantes das áreas técnicas e das diretorias dos Serviços Sociais da Construção no País. Atualmente, está em funcionamento 15 entidades que prestam serviços nas áreas de medicina, odontologia, segurança do trabalho, educação e auxiliam as empresas na gestão e manutenção de questões relacionadas as áreas citadas.

Para o presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro de Araújo, a pandemia serviu para mostrar a importância da atuação e dos serviços prestados pelos Seconcis. “Com tudo que aconteceu, a pandemia deixou uma grande oportunidade para mostrar quem nós somos e o que nós fazemos. Como negócio, foi uma oportunidade para atuarmos ainda mais juntos às construtoras”, ressaltou Araújo.

No evento, o superintendente do Seconci-PR, Andreas Schiel, destacou as ações adotadas pela entidade para enfrentar a pandemia do coronavírus, como a determinação de uso de máscaras, álcool gel, instalação de divisórias de acrílico, espaçamento mínimo nas áreas de espera, atendimento, treinamentos etc. "O tema de preocupação atual é a nova Lei Geral de Proteção de Dados e a entrada em vigor do programa PGR. Serão agendados novos encontros virtuais para aprofundar estes temas", diz.

Saúde e Segurança do Trabalho

O engenheiro e coordenador da área de Segurança do Trabalho do Seconci-PR, Roberto G. Rocha, relatou a palestra da engenheira Andréia Kaucher, do Seconci-BH, sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que será instituído quando a nova NR-01 e nova NR-18 entrarem em vigor em fevereiro/ março de 2021. Ele explica que toda obra deverá ter o PGR, sendo que em obra com até 10 trabalhadores e 7,00 metros de altura o documento poderá ser feito por técnico de segurança do trabalho e, acima disso, será exigido que seja elaborado por um engenheiro de segurança do trabalho.

Andreia comentou que futuramente, com a entrada deste documento, o Ministério da Economia deverá implementar uma forma virtual de fiscalização para ser mais efetiva.

"O Ministério da Economia já se posicionou orientando que os PCMATs que estão em vigor podem permanecer até o final da obra, não havendo necessidade de elaborar PGR para substituir o mesmo depois da entrada em vigor deste programa. Já com relação às novas obras que iniciarem após a entrada em vigor da nova NR-18, todas deverão possuir PGR", informa. Com relação à validade dos PPRAs após estar a nova norma vigorando, ainda não há um posicionamento oficial do governo federal, se estes programas terão sua validade de 1 ano, ou deverão ser substituídos pelo PGR já na entrada da nova NR.

Área Médica

O encontro com as equipes médicas, que contou com a participação do Dr. Marcelo Ferreira, coordenador do Seconci-PR, abordou os desafios das entidades no enfrentamento da pandemia. Todos os participantes enumeraram as alterações realizadas sendo que a maioria adotou medidas muito semelhantes às utilizadas pelo Seconci-PR. Foram destacados os exames complementares adotados nos protocolos dos coordenadores e a avaliação psicossocial para trabalho em altura e espaço confinado.

"São temas que geram muito debate e as soluções sofrem interferência diversas, entre elas o entendimento da fiscalização com relação à interpretação da NR 33 (espaço confinado) e NR 35 (altura) e os exames obrigatórios. Devido a esta "regionalização" da fiscalização observamos durante estes anos que, apesar deste tema ser discutido em todos os encontros, acaba não havendo mudança no protocolo do coordenador", reforça Dr. Marcelo.

Não houve tempo para avançar no tema mais esperado que era a troca de experiência frente a nova NR 7 que entrará em vigor no próximo ano. Ficou a sugestão de se abordar este tema em nova reunião virtual em dia a ser definido.

Área Odontológica

A coordenadora da Odontologia do Seconci-PR, Dra. Samantha Pugsley, destacou a troca de experiências sobre as alterações na forma de atendimento e procedimentos realizados para a prevenção da Covid 19. Devido ao formato online da reunião, alguns dentistas participaram pela primeira vez do encontro.

A odontologia, por ser área da saúde e pela proximidade que temos com o paciente, necessitou de várias adequações para a manutenção dos atendimentos nesta pandemia. Todos os coordenadores apresentaram suas ações e foi possível observar que embora existam algumas pequenas diferenças nos protocolos, os procedimentos tomados seguiram a mesma linha. Todos os Seconcis, no início da pandemia, tiveram seus atendimentos suspensos e mantiveram apenas os atendimentos de urgência. As principais ações tomadas no retorno das atividades foram: uso da máscara N95, uso do protetor facial (Face shield), medição de temperatura pré-atendimento,

bochecho com clorexidina pré-atendimento, anamnese bem detalhada, dispensa do atendimento frente algum possível sintoma de Covid do paciente, redução da quantidade de atendimentos, distanciamento entre consultas, e distanciamento entre “consultórios”. O distanciamento entre consultas ocorreu em todos os Seconcis pelos seguintes motivos, reduzir o número de pacientes e evitar aglomeração na sala de espera, para a melhoria da assepsia pelas auxiliares entre as consultas e para possibilitar a dispersão das partículas/microrganismos que ficam suspensas no ar após atendimento.

Em relação ao quadro de profissionais, foram realizados dispensas, afastamentos, redução de carga horária e suspensão temporária do contrato de trabalho.

O encontro entre os Seconcis com a troca de experiências sempre é muito proveitosa, surgem ideias, tanto técnicas, quanto administrativas que agregam valor no conhecimento e se colocadas na prática ajudam e melhorar nossos atendimentos.

Área Social

A assistente social do Seconci-PR, Ana Carolina Santos, relatou a preocupação das entidades com a pandemia e o atendimento aos trabalhadores, as ações desenvolvidas para prestar orientações, como elaboração de cartilhas, videoconferências, visitas a obras, vídeos explicativos, entre outros. "O diferencial do Seconci-PR é que os projetos feitos na área social contam com o envolvimento do setor Comercial e Marketing, não apenas em termos de divulgação, mas em apresentar os projetos como uma entrega de valor e diferencial ao associado e na captação de novas empresas.

Image title

Compartilhe


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -