publicado em 02/10/2025
O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) é uma instituição sem fins lucrativos criada, mantida e administrada pelas empresas de construção com o objetivo principal de promover a melhoria da qualidade de vida e de saúde dos trabalhadores do setor. São 14 Seconcis atuando em 28 cidades de 8 estados do país e também no Distrito Federal.
Anualmente, é realizado o Encontro Nacional dos Seconcis – ENSE, que busca a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a discussão dos desafios encontrados no dia a dia das atividades.
Em 2025, o ENSE aconteceu na sede do Sinduscon/Seconci-PR, em Curitiba, e recebeu cerca de 100 pessoas durante os três dias de evento. O presidente do Sinduscon/Seconci-PR, Carlos Cade, ressaltou o papel central do capital humano para o desenvolvimento do setor.
“O trabalhador é a base do nosso desenvolvimento. No Paraná, e em todo o Brasil, as empresas têm compreendido a importância de valorizar e investir cada vez mais no capital humano para promover qualidade de vida e segurança. O ENSE é um momento oportuno para reforçarmos que o cuidado com o colaborador é, antes de tudo, estratégico para o sucesso do setor da construção civil, ” afirmou Cade.
A abertura do encontro contou com a presença do Presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro de Araújo, da Vice-Presidente da área de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção-CBIC, Ana Cláudia Gomes, representando o Presidente Renato Correia, e do Vice-Presidente do Sinduscon/Seconci-PR, Marcelo Azevedo Braga, na oportunidade representando o Presidente Carlos Augusto Emery Cade.
Após a abertura, a Vice-Presidente da CBIC apresentou a pesquisa realizada em todo o Brasil e com o apoio dos Seconcis, para levantamento do perfil do trabalhador da construção. “Foi uma honra apresentar a pesquisa realizada pela CRS/CBIC, um momento valioso de reflexão sobre as características, motivações e necessidades desse profissional”, comentou Ana Cláudia.
Durante os três dias de programação, além da visita às instalações do Seconci-PR, ocorreram reuniões técnicas com principais áreas de atuação dos Seconcis: medicina, segurança do trabalho, odontologia e serviço social, além dos encontros entre gerentes, superintendentes, diretores e presidentes. A programação contou ainda com painel para debate da Norma Regulamentadora – NR-01 e os riscos psicossociais, planejamento estratégico e a influência da inteligência artificial no setor.
Para o presidente da Associação de Serviços Sociais da Construção (Seconci Brasil), Antônio Carlos Salgueiro, o ENSE de Curitiba foi muito produtivo e atendeu a todas as expectativas dos participantes. “O ENSE é uma oportunidade para que todos os Seconcis possam trocar experiências e discutir os problemas e desafios encontrados em suas regionais. Nesse sentido, são debatidos assuntos referentes à rotina do dia a dia e de que forma os demais Seconcis podem contribuir para melhorar o serviço que já é prestado, ” contou.
Salgueiro ressalta ainda a organização e hospitalidade dos anfitriões. “Fomos recebidos em Curitiba com muito carinho, cuidado e atenção e o trabalho realizado pelo Seconci/Sinduscon-PR foi além das nossas expectativas. Aproveito para deixar registrado o agradecimento especial ao Presidente do Seconci/Sinduscon-PR, Carlos Cade, e ao Diretor Executivo, Guido Campelo, que não mediram esforços e mobilizaram sua equipe para que o evento fosse o sucesso que foi”, finalizou Salgueiro.
Durante o Encontro, aconteceu também a criação de comitês técnicos com objetivo de fomentar a troca de informações e experiências ao longo de todo o ano. Entre os líderes destes comitês, está a Superintendente do Seconci-PR, Maricleia Mann. “Fala Maricleia sobre as expectativas para os comitês, “Os comitês técnicos têm o propósito de promover a troca de informações e a disseminação de experiências ao longo de todo o ano. Como integrante do Comitê de Executivos dos Seconcis, reforço o compromisso com todas as unidades, incentivando a participação coletiva e contribuindo para o crescimento do setor. ”
“Como presidente da CRS/CBIC, agradeço a oportunidade de estar presente no ENSE, pois acredito verdadeiramente que os Seconcis são uma das principais ferramentas de transformação social do setor da construção”, finaliza Ana Cláudia.
Os Seconcis, por meio do Seconci Brasil, atuam fortemente junto à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) na realização de ações, eventos, campanhas e promoção da segurança e saúde no ambiente de trabalho.Fonte: CBIC