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ENSE 2020: segundo dia teve debates sobre medicina, odontologia, comunicação e serviço social

atualizado em 22/10/2020

No segundo dia do Encontro Nacional de Seconcis, evento anual que reúne todas os Serviços Sociais da Construção do país, aconteceram reuniões das áreas técnicas das entidades. O encontro contou com a participação de representantes de medicina, de odontologia, de comunicação e de serviço social. Por causa da pandemia do Coronavírus, este ano, o evento está sendo realizado de forma virtual e conta com a participação de representantes dos 15 Seconcis em funcionamento no país.

Durante a reunião dos representantes da medicina, foram debatidos os protocolos de atendimento relacionados à pandemia, o retorno das atividades e a preservação da saúde e segurança dos colaboradores, pacientes e todos que estão envolvidos de atendimento e funcionamento das entidades. “Estamos voltando com nossos serviços e temos muita demanda. Nossa preocupação é manter alguns cuidados, tempo de atendimento maior. Acho importante fazermos uma nova videoconferência para alertar as empresas porque temos que manter os cuidados e a fiscalização segue agindo”, explicou a coordenadora médica do Seconci-MG, Ana Lucia Elias de Almeida.

Em Manaus, o Seconci não chegou a suspender todos os atendimentos e, atendendo aos protocolos, a entidade seguiu com os serviços às empresas e em prol dos trabalhadores. “Não chegamos a parar o atendimento, sempre buscando atender os protocolos de saúde. Fizemos alguns ajustes e diminuímos quantidade para até evitar que houvesse aglomerações e riscos de contaminação”, disse Alair de Paula, gerente geral do Seconci Manaus.

No caso da odontologia, a grande preocupação dos participantes foi manter os protocolos de saúde e garantir que os trabalhadores não ficassem sem atendimento. O coordenador de odontologia do Seconci-RIO, Leonardo Vieira, fez um panorama das dificuldades enfrentadas pela área desde o início da pandemia e como está o retorno do atendimento, em sua forma integral. “Com a suspensão dos atendimentos eletivos, começamos a atender somente urgências e emergências e isso acabou gerando uma ociosidade para os funcionários. Com o retorno das consultas eletivas, cumprindo todos os protocolos, estamos garantindo a segurança para todos”, explicou Vieira.

Em algumas regiões, o atendimento odontológico está normalizado. O Seconci Goiás, por exemplo, está atendendo desde julho e, para isso, fez algumas alterações como delimitar as consultas somente para quatro pacientes/dia por dentistas, uma hora para cada paciente. Da mesma forma que outras entidades que já voltaram com as consultas eletivas para além dos casos de urgência e de emergência.

COMUNICAÇÃO: Esse ano, o ENSE teve sua primeira reunião especifica com as equipes de comunicação e serviço social. No total, 21 pessoas participaram da live entre jornalistas, assistentes sociais e gestores. Na pauta, os projetos de divulgação, marketing e atendimento social prestados pelas entidades. Em comum, a preocupação com a pandemia e os trabalhadores desenvolvidos nas áreas como cartilhas, videoconferências, visitas orientativas, vídeos explicativos, entre outros.

Nesta sexta, último dia do encontro, os gerentes executivos e diretoria se reúnem para tratar sobre o futuro das entidades e o momento atual enfrentado por todos, além de falar de assuntos rotineiros e técnicos das entidades.

Veja como foi o primeiro dia do ENSE 2020: clique aqui!

Fonte: Seconci Brasil

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