Notícias Notícias do Setor

ENSE 2020: primeiro dia é dedicado à segurança do trabalho

atualizado em 21/10/2020

O Encontro Nacional de Seconcis começou nesta quarta-feira, 21 de julho, com a Segurança do Trabalho. Na pauta, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que vai substituir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT) , a partir de março de 2021, conforme estabelecido pelo governo na atualização das Normas Regulamentadoras do Trabalho.

Devido a pandemia do Coronavírus, o Encontro que estava marcado para acontecer em setembro no Seconci Florianópolis será feito totalmente online com a presença de representantes de todas as regiões que contam com os serviços do Seconci. “O ponto positivo de fazermos um evento online é que estamos com um alcance maior e levando mais informações aos profissionais que não estariam conosco presencialmente. A ideia a partir de agora é que nossos encontros sejam feitos de forma híbrida: online e presencial a fim de atingir mais pessoas”, disse o presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro de Araújo.

A supervisora de Segurança do Trabalho do Seconci-DF, Andreia Kaucher Darmstadter, ministrou palestra sobre o PGR e como as empresas e os próprios Seconcis devem se preparar para as alterações e mudanças previstas na realização e manutenção do programa. “Nós temos a capacidade técnica de fazer um bom serviço, mas há também a falta de repasse das informações pelas empresas. Para que as mudanças aconteçam, é preciso que tenhamos acesso às informações. É preciso que haja a responsabilização e maturidade dos responsáveis para que não haja improvisação dentro das empresas e que tudo funcione”, falou Andréia.

 A intenção, dentro de um futuro próximo,  é que os Seconcis possam trabalhar juntos na elaboração e criação de um documento padrão que sirva de norte para as todas as entidades. A gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, que participou da atualização da NR-18 pela comissão tripartite, ressalta que é preciso manter as discussões e encontrar um caminho que seja benéfico para todos. “A ideia, a princípio, seria apresentar um esboço, mas não há um modelo formado porque são várias questões a serem pensadas. Tudo deve ser feito com calma e cautela para que possamos amadurecer e, futuramente, elaborar um modelo de programa que atenda às necessidades de todos”, explicou Juliana.

A gerente de saúde do Seconci-Rio, Gilda Maria, também falou sobre a preocupação que envolve empresas e profissionais de segurança para uma efetiva troca de informações e elaboração dos programas laborais. “A questão é como vamos fazer e como vamos conduzir esse processo, dada as questões e os dados que serão necessários para a realização e formatação dos documentos. É preocupante, mas é desafiador. Precisamos unir forças para que haja engajamento para que seja um norte para todos”, ressaltou Gilda.

ATUALIZAÇÃO DE NORMAS: O PGR integra a modernização proposta pelo Governo Federal  das Normas Regulamentadoras de Trabalho, que está atualizando a maioria das NRs vigentes, e teve sua publicação realizada em março deste ano. Dessa forma, as empresas precisam ficar atentas porque a partir de maçço de 2021 será cobrado dentro das novas especificações e procedimentos que precisarão ser cumpridos, quando completa um ano desde a publicação das alterações.

ENSE 2020

O Encontro Nacional de Seconcis é realizado uma vez por ano e reúne os gestores e corpo técnico das entidade a fim de discutir assuntos relativos às suas áreas de atuação e também serve como um momento para troca de experiências. No segundo dia de evento, que será realizado amanhã, 22 de outubro, será a vez dos profissionais de Medicina, Odontologia, Serviço Social e Comunicação.

Fonte: Seconci Brasil

Compartilhe


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.

+ -