publicado em 11/12/2024
Criado em 1988, o Dezembro Vermelho é uma campanha nacional que tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população contra o HIV, a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A AIDS no Brasil
O Brasil registrou uma queda de 25% na mortalidade pela doença. Entretanto, apesar dessa redução significativa, cerca de 30 mil pessoas morreram em decorrência da AIDS no ano de 2022. Por outro lado, segundo o Ministério da Saúde (MS), 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio de indetectáveis. Isso significa que o indivíduo não transmite o vírus e pode manter a qualidade de vida sem enfrentar os sintomas da doença. Esse quadro positivo reflete as ações do MS para ampliar e disponibilizar o melhor tratamento disponível para o HIV, por meio de medicamentos de alta qualidade.
Prevenção
Uma das formas de prevenção contra o HIV é a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Esse método consiste na ingestão de comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo se preparar para enfrentar o contato com o vírus. O indivíduo em PrEP realiza um acompanhamento regular da saúde, com testagem para o HIV e outras ISTs.
Formas de Contágio
- Sexo vaginal sem camisinha;
- Sexo anal sem camisinha;
- Sexo oral sem camisinha;
- Uso de seringa compartilhada;
- Transfusão de sangue contaminado;
- Da mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
- Instrumentos perfurocortantes não esterilizados.
Assim Não Pega
- Sexo com o uso correto da camisinha;
- Masturbação a dois;
- Beijo no rosto ou na boca;
- Suor e lágrima;
- Picada de inseto;
- Aperto de mão ou abraço;
- Sabonete, toalha ou lençóis;
- Talheres ou copos;
- Assento de ônibus;
- Piscina;
- Banheiro;
- Doação de sangue;
- Pelo ar.
Diagnóstico
O diagnóstico da infecção pelo HIV é realizado a partir da coleta de sangue venoso ou digital, para a realização de testes rápidos ou laboratoriais que detectam os anticorpos contra o HIV. Com os testes rápidos, é possível obter o resultado em cerca de 30 minutos. Além disso, autotestes estão disponíveis gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, clique aqui.