atualizado em 17/02/2021
No atual contexto de hiperconectividade, o índice de perda auditiva aumenta gradativamente sobretudo entre jovens e adolescentes.
Em casa, no trânsito, no trabalho, na academia. O fone de ouvido tornou-se onipresente. O que nem todos sabem é que o uso excessivo do aparelho pode causar sérios problemas de saúde, levando, inclusive, a perda irreversível da audição. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda auditiva atinge cerca de 360 milhões de pessoas independentemente da idade.
Problemas auditivos não são exclusividade da terceira idade. No atual contexto de hiperconectividade, principalmente nos grandes centros urbanos e a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets, o índice de perda auditiva aumenta gradativamente. Isso acontece, na maioria das vezes, em razão do hábito cotidiano de usar fones de ouvido com volume muito alto.
O mais preocupante, segundo os pesquisadores, é que a perda auditiva é gradual, cumulativa e pode ser irreversível dependendo do volume e do tempo de exposição.
Fique atento:
- Exposição a sons altos por muito tempo pode causar perda auditiva.
- Dicas: baixe o volume até ouvir os sons do ambiente e retire seus fones por 15 minutos a cada 45 minutos de uso.
Dr. Marcelo de Oliveira
Médico Coordenador da Área de Saúde do Seconci Paraná